Páginas

30 abril 2012

        O segundo círculo do amor é a infância, logo tudo o que recebemos de nossos pais, todos os esforços que lhes custaram: "O que essa criança tá precisando?" É preciso que os filhos reconheçam tudo isso, é preciso aceitar, inclusive se eles tenham cometido erros. É preciso se defrontar com todos esses desafios, sofrimentos, a necessidade de se firmar, já que ao aceitar e assumir isso, eu CRESÇO.
      Olha que importante que o Hellinger afirma: 
                            " A criança procura evitar, às vezes, tomar e agradecer, tornando-se ela própria uma  
                             doadora. Porém, muitas vezes, ela dá algo de errado ou dá em excesso: por exemplo, 
                             quando pretende assumir por seus pais algo que não lhe compete como criança.
                             A criança tem, às vezes, dificuldade em receber, porque o que vem dos pais é tão grande 
                             que a criança não pode retribuir na mesma medida. Então ela prefere tomar menos, para 
                             que não tenha de retribuir tanto." (p.67)
        Significa dizer que algumas vezes os filhos não conseguem suportar o desnível que sentem em relação aos pais, ainda mais quando não têm consciência que a verdadeira compensação provém de transmitir adiante o que receberam deles, para os outros ou as gerações futuras. Ele se refere, aqui, a uma das ordens sistêmicas: o equilíbrio entre o dar e o receber. Em se tratando da relação entre pais e filhos: aqueles são os grandes, estes são os pequenos. Os filhos recebem dos pais e poderão passar adiante, para as próximas gerações, o que receberam. 
       Nesse sentido, muitos vezes a sensação de que não podem retribuir é um dos motivos que os levam a deixar a casas dos pais, geralmente, recorrem às recriminações para adquirir o direito de separar-se deles. Contudo, se os filhos conscientizam-se de que há essa possibilidade de compensação, aprendem a lidar bem com isso, ou seja, " aprendem como lidar com o que receberam e aprendem o que podem fazer com isso. A vantagem dessa atitude é que não precisam negar nada do que receberam dos pais. Podem tomar tudo, porque sabem que o repassarão" (p.67)
         Compreender bem esse segundo círculo do amor e conseguir passar totalmente por ele possibilita que estejamos prontos para uma relação conjugal confiável. Para Hellinger, as dificuldades e os problemas nos relacionamentos ulteriores , em sua maioria, resultam de não terem sido completados os dois primeiros círculos do amor. Vale uma reflexão!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário